segunda-feira, agosto 28, 2023

Precisamos aprender a conviver com a depressão se quisermos vencê-la

 
Esta semana parei para pensar sobre a minha companheira a Senhora Depressão. Pois, apesar de estar vivendo um momento único em termos de produtividade no trabalho, na vida pessoal e na vida artística. Tem coisas que mantém a depressão por perto. A vida não é o nosso Instagram.

Às vezes, os recursos que usamos para nos proteger e sobreviver nos momentos mais difíceis, são equivalentes a adrenalina que nos impede de sentir a plenitude da dor enquanto estamos “quentes”. Quando tudo esfria, sua respiração volta ao normal, você percebe que passou por assédios morais que vão te traumatizar para sempre porque você não reagiu na hora parte para manter o emprego, parte porque não sabia se defender como hoje, parte... bom, parte para não perder a condição de Réu Primário.


Quando tudo esfria, você percebe que foi real que a casa de seus filhos pegou fogo, que não inventou que sua amiga caiu da moto para debaixo de um carro e morreu destroçada. Que ouviu coisas que achou melhor relevar porque ouviu de alguém que você ama.

Um dia você acorda com cicatrizes abertas e entende que vai demorar um tempo para pararem de doer. É neste momento que se torna imprescindível entender que a recuperação é um processo que pode ser lento, mas, convenhamos, desistir não acelera.

A jornada de superação da depressão é uma estrada repleta de desafios, mas aprender a conviver com essa condição é um passo crucial para conquistar uma vida saudável e significativa. A depressão não é apenas uma batalha a ser vencida, mas também um território a ser explorado e compreendido. Ao abraçar essa perspectiva, é possível desenvolver estratégias eficazes para lidar com os altos e baixos emocionais, promovendo uma sensação duradoura de bem-estar mental.
Educar-se sobre a depressão é empoderador. Quanto mais você entende os sintomas, as causas subjacentes e as opções de tratamento, mais capacitado estará para tomar decisões informadas sobre sua saúde mental. Isso também pode ajudar a normalizar sua experiência, ao perceber que você não está sozinho e que muitas outras pessoas enfrentam desafios semelhantes.

Aprender a conviver com a depressão envolve aceitação, autocompaixão e educação. É fundamental aceitar que a depressão é parte da sua experiência, mas não define quem você é como pessoa. Ao invés de lutar contra esses sentimentos, aceite-os como uma parte temporária e tratável da sua vida. Isso permite que você se liberte do estigma associado à depressão e se concentre em explorar maneiras construtivas de lidar com ela.

Nenhum comentário: