
terça-feira, março 27, 2012
segunda-feira, fevereiro 06, 2012
segunda-feira, janeiro 23, 2012
domingo, janeiro 22, 2012
quinta-feira, janeiro 12, 2012
quinta-feira, janeiro 05, 2012
120 anos de Tolkien: A Caverna, o Dragão, o Anel e o Guarda-roupas

Por Clinton Davisson
Conheci Tolkien na primeira metade da década de 80 graças ao trailer de O Senhor dos Anéis de Ralph Bakshi, aquele desenho animado esquisito, carregado de clima sombrio. Demorou um ano para arrumar o vídeo mesmo, mas o trailer já me fazia tremer de excitação com aquele universo sinistro e rico. Anos mais tarde já conhecera, também através de desenho, o universo de Nárnia, quando a Rede Globo passou, num domingo, o desenho O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas, feito pelo mesmo Bill Melendez que trouxera a turma do Charlie Brown. Eram universos vivos, pulsantes, tão reais quanto a minha vida pacata em Volta Redonda. Dava para ver que a família do Senhor Castor possuía uma história e que Gollum realmente tinha um passado de sofrimento e tormento. Bem diferente dos desenhos que via na TV na época. O Homem-Pássaro, por exemplo, certamente vivia sentado naquela sala, único cômodo de seu quartel general e não tirava aquela máscara nem para ir ao banheiro. Tomar banho então, impossível. Aliás, o cara não devia nem comer alguma coisa para viver, só ficava lá, esperando um vilão para enfrentar.
Mais tarde veio o desenho Caverna do Dragão, talvez a maior das injustiças da mídia mundial pois, cancelado nos EUA, é um marco cultural no Brasil, sendo amplamente conhecido por pessoas de todas as idades (eu sei porque perguntei para jovens nas escolas de hoje e a popularidade continua soberana) mesmo após 25 anos do cancelamento.
Embora chupasse elementos da mitologia de Tolkien, Caverna do Dragão é muito mais um plágio descarado da obra de C.S. Lewis. Acho estranho que as pessoas se assustem quando eu digo isso. Mas está na cara: jovens encontram uma passagem para outro mundo, recebem armas mágicas e são perseguidas pelo bruxo(a)ditador (a) local, auxiliados por uma entidade (Aslam/ Mestre dos Magos) que parece saber de tudo, mas não conta por pura sacanagem.
Todos estes desenhos precederam a literatura no meu caso. Fui ler Tolkien em 1985. Na época, era difícil encontrar livros do sul-africano. Dependia de uma única livraria em Volta Redonda inteira, a Veredas(que existe até hoje). Não havia aquela coisa de pedir pela internet (não havia nem internet, bom deixar claro para a geração de hoje). A Sociedade do Anel foi fácil, agora As Duas Torres foi épico, só achei edição de português lusitano. O que deixou a saga ainda mais com cara de medieval para mim. O Retorno do Rei apareceu um ano depois em “brasileiro”. C.S. Lewis então, fui ler em 2004, quando anunciaram o filme de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas”.
Como tudo que é feito por seres humanos, a obra de Tolkien não está livre de defeitos. Aquela inocência dos personagens e o discurso fascista de tudo que é belo é bom, são, em minha humilde opinião, perdoáveis e, cá para nós, até desejáveis nessa época em que tudo tem que ser politicamente correto. O que me incomoda pessoalmente sempre foram aqueles capítulos intermináveis narrando montanhas ao longe de manhã, montanhas ao longe à tarde, montanhas ao longe à noite. Por isso pulei de alegria quando, no cinema, tudo aquilo virou um travelling com música alta e um fade. Outro problema corrigido no cinema foi a falta de mulheres ativas na história. Não, não sou daqueles que reclama do relacionamento esquisito de Frodo e Sam, acho até que isso vai depor a favor de Tolkien no futuro, quando, segundo Irvine Welsh, todo mundo vai ser gay. Acho até esquisita a obsessão de algumas pessoas em relação a isso, pois, em Moby Dick, por exemplo, o capitão Ahab tem um menininho ao seu dispor em sua cabine e o próprio Ismael, personagem principal, casa com o índio Queequeg literalmente logo no inicio do livro. Mesmo quando a homossexualidade está sendo amplamente debatida, focam em Sam e Frodo e esquecem de Ismael e Queequeg. Resumo da história, a sexualidade de Frodo e Sam realmente não me preocupa porque não me interessa.
Influência ativa na atualidade
Mesmo 39 anos após sua morte, John Ronald Reuel Tolkien ainda é influência presente nas obras de fantasia no mundo todo. Trata-se daqueles casos em que a influência é tão poderosa a ponto de virar padrão. Mais ainda, a busca por quebrar, superar, ou simplesmente mudar esse padrão virou uma espécie de Santo Graal da literatura fantástica.
Atualmente o marketing de George R. R. Martin no Brasil flerta com a possibilidade do advento de um “Tolkien para adultos” já que há uma maturidade maior na história das Crônicas de Gelo e Fogo. Personagens mais modernos e menos infantis. Se isso se traduz em um autor melhor ou em uma história melhor, é algo muito subjetivo. Mas o fato é que difícil falar de Martin, sem falar de Tolkien. E para falar de Tolkien, não precisamos mencionar ninguém.
Temos também dos ingleses Neil Gailman e China Miéville venerados, tanto pela crítica, quando pelo mercado editorial, por conseguirem romper em parte a fórmula de anões, magos, elfos e cavaleiros. O local de mineração continua sendo lendas antigas europeias (no caso de Miéville há elementos de outras mitologias), mas o resultado é bem criativo e ousado.
Imitadores ruins e o mercado
Há algo intrigante em relação ao mercado mundial literário, que passa por uma fase revolucionária que começou com Harry Potter e continuou com Crepúsculo. Semelhante ao que aconteceu em 1977 com Star Wars onde as crianças deixaram de ser um tempero e passaram a ser o prato principal da indústria cinematográfica, fazer livros para adolescentes virou o foco do mercado editorial.
A qualidade de Harry Potter é debatida por alguns críticos, pode haver um furo aqui e ali, mas o fato é que o bruxinho não pode ser taxado de mal escrito impunemente. Ao contrário, chegou-se a insinuar que J.K. Rowling usava ghost-writers para “terceirizar” as histórias. Um crítico chegou a dizer: “Ninguém faz livros de tanta qualidade em tão pouco tempo”. Pessoalmente, acho Rowling genial. Sabe construir personagens adoráveis com os quais nos identificamos. E ainda teve a sorte de ser transportada para o cinema por cineastas competentes.
Embora não possamos considerar Stephanie Meyer como uma imitadora de Tolkien, ela é uma das locomotivas que puxam essa revolução literária. Crepúsculo já é um livro ruim de defender, com uma autora pertencente a uma religião que defende abertamente que os negros são descendentes de Cain, e gerou filmes de gosto duvidoso, mas ainda há algo carismático na história meio Romeu e Julieta, meio A Bela e a fera. Sua temática machista e moralista encontrou terreno fértil nos EUA de Busch Jr e vem fazendo uma legião de fãs no Brasil aonde a longevidade do governo petista vem fazendo crescer uma consciência reacionária que flerta com o nazismo. Apesar disso tudo, Crepúsculo ainda é legal de assistir (confesso que só li o primeiro livro e não gostei).
O problema maior começa com a falta de qualidade das obras que vem na cola destas locomotivas de olho nesse novo público infanto-juvenil. Porque grande parte dos adolescentes não tem muito critério para ler. O que era uma opção de Tolkien por um clima mais inocente e infantil, virou uma regra para os imitadores.
A busca por uma nova linguagem ou mesmo por novos cenários e novas temáticas, deu lugar para o “mais do mesmo”. Com uma história copiada de Star Wars e um cenário copiado de Tolkien, o Christopher Paolini virou pesadelo de críticos, mas fez a alegria do mercado e virou síntese de imitadores ruins de Tolkien.
O que acontece no Brasil que me deixa preocupado não é a quantidade de imitadores de Tolkien, mas a falta de criatividade, de bagagem literária e personalidade desses imitadores. Como o mercado está próspero, o que acontece é uma profusão de livros com temáticas de idade média europeia sem se dar ao trabalho de fazer uma pesquisa maior sobre o assunto.
O natural seria se voltar para a cultura nacional, mas aí entra o preconceito do brasileiro classe média pela cultura do próprio país. Confesso, por exemplo, que embora seja fanático por futebol, não morro de amores por samba, e Carnaval para mim seja época de viajar e ficar bem longe... do Carnaval. Tudo bem, questão de gosto, mas vejo certos exageros. “O problema dos autores brasileiros é que insistem em querer nos empurrar essas coisas nacionais que não nos interessam”, bradava um imbecil numa comunidade do Orkut anos atrás, como se falar de coisas nacionais fosse como tentar vender uma droga para seu filho.
Claro, durante muitos anos a única referência das lendas nacionais estava atrelada ao – excelente – trabalho de Monteiro Lobato e suas adaptações televisivas para o mundo infantil. O atual guru do Youtube, PC Siqueira, afirmou: “Não vou me assustar com uma história de Saci. Quem vai se assustar com um bichinho que dá nó em rabo de cavalo? Prefiro Zumbis que comem gente e tem a ver com o fim do mundo. Desculpa!”.
Mas vale citar que houve tempos, 13 anos atrás para ser mais preciso, que filmes de heróis da Marvel eram tidos como inadaptáveis para o cinema. Só Batman e Super-homem tinham conseguido espaço nas telas mundiais, enquanto apenas o Hulk havia conseguido algum sucesso e mesmo assim em uma série de TV. A adaptação do Capitão América para a TV não passou de um piloto insosso na Sessão da Tarde.
Com novas tecnologias digitais, os heróis da Marvel tomaram de assalto o cinema de forma devastadora. O que estou querendo dizer é que, se existem barreiras para que se façam boas histórias envolvendo mitologia nacional, elas são tão consistentes quanto a roupa nova do imperador.
André Vianco, atual golden boy da literatura fantástica no Brasil, já utilizou curupiras bombados em seus livros e vendeu muito. Sem falar que trouxe os vampiros para o Brasil de maneira contundente e não houve problema nenhum nisso. Sem pensar muito, o premiado Max Mallman, criou uma lenda própria de imortais que praticam turismo histórico pelo mundo desde a invenção da escrita e acabam vivendo uma aventura no Rio de Janeiro em seu livro Zigurate.
O escritor Roberto Causo também desenvolveu um trabalho semelhante com o ótimo A Sombra dos Homens que não apenas tive a oportunidade de ler, como também presenciei uma avalanche de críticas cujo poder de fogo se concentrava não na qualidade do livro, mas no fato de usar a mitologia nacional como matéria prima para fantasia. Novamente é como se Causo estivesse querendo empurrar goela abaixo do leitor a “malévola droga da cultura nacional”.
Mas o golpe de misericórdia veio com o humilhante tapa na cara dado pelo norte-americano, Christopher Kastensmidt, que, morando em Porto Alegre, usou lendas nacionais, aquelas que não tinham graça para nós, e criou The Elephant and Macaw Banner, uma série de contos que estão ganhando reconhecimento internacional em revistas respeitadas, graças ao óbvio: o folclore brasileiro é riquíssimo para quem tem ambições literárias que vão além de criar uma aventura de RPG.
É importante enfatizar que não acho ruim ou errado um autor brasileiro escrever sobre elfos e anões e outros temas europeus. Primeiro porque nossas raízes históricas são tão europeias quanto africanas e indígenas. Não sou obrigado a escolher apenas uma. Depois porque criatividade precisa de liberdade. O problema é o preconceito, o ódio que alguns leitores e autores parecem sentir pelas temáticas nacionais.
Enfim, ser fã de Tolkien, C.S. Lewis e simpatizantes é quase uma consequência do amor direto pela literatura fantástica, mas na hora de produzir alguma coisa, o escritor nacional deveria pensar em que tipo de reverência pretende render aos seus mestres. Imagine se os Beatles se contentassem em imitar Buddy Holly e não tentassem inventar mais nada?
Alguns tentam “inovar” de forma esquisita. Pegam os mesmos temas de Tolkien e dizem que “beberam das mesmas fontes”. Afinal, não foi Tolkien que inventou os elfos e os orcs. Aí saem coisas esquisitas como elfos peludos que comem banana, orcs louros, vampiros que brilham no sol... Sei lá, não era melhor inventar algo novo ou talvez algo realmente criativo, ou pegar o velho tema e colocar uma boa história pelo menos?
Talvez esse artigo tenha um pouco de dor de cotovelo, afinal, pertenço muito mais ao seguimento de ficção científica, aquele tema que todos adoram ver no cinema, mas pouca gente lê. Mas não consigo ver vantagem em tentar clonar o texto de Tolkien 39 anos após sua morte.
Mas o que defendo é que ousadia e bagagem literária são marcas do bom escritor e vejo pouca coisa disso na fantasia brasileira atualmente. Se a ideia é homenagear mestre Tolkien, acho que o mestre merecia um pouco mais em seu aniversário de 120 anos, concorda?
*Clinton Davisson é jornalista, escritor e presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica e autor da saga Hegemonia onde usa descaradamente fadas taradas, sereias feministas (que subjugam os machos da espécie) e dragões com problemas existenciais, além de uma raça de gambás maconheiros. Por isso todo o texto acima pode ser uma grande hipocrisia... Ou não...
sábado, outubro 29, 2011
BREVE: LANÇAMENTO DO PRIMEIRO LIVRO DA SÉRIE SPACE OPERA “AS LIÇÕES DO MATADOR”

A editora paulistana Devir Livraria investe em uma série de aventuras de space operaprotagonizadas pelo herói espacial brasileiro, Jonas Peregrino, criado por Roberto de Sousa Causo: a série “As Lições do Matador”.
As novelas e romances que vão compor a série de livros aparecerão no selo Pulsar da Devir, hoje com uma dúzia de títulos, e que já trouxe aos leitores do Brasil obras significativas como os multipremiados romances de Orson Scott Card, O Jogo do Exterminador e Orador dos Mortos, além de Tempo Fechado, de Bruce Sterling, e da Trilogia Padrões de Contato e Angela Entre Dois Mundos, ambos de Jorge Luiz Calife.
O primeiro título da série “As Lições do Matador” será Glória Sombria: A Primeira Missão do Matador. Cheio de ação, intriga e humor, Glória Sombria combina ficção científica hard e space opera militar, em uma aventura de tirar o fôlego, na qual Peregrino se defronta pela primeira vez com os enxames de naves-robôs dos “tadais”, alienígenas implacáveis que nunca mostraram a sua verdadeira face e que não dão descanso a nenhuma espécie inteligente na rica região da galáxia conhecida como “A Esfera”.
O Tenente Jonas Peregrino era só mais um oficial júnior da Patrulha Colonial, no distante futuro do século 25. Sua carreira parecia condenada à mediocridade, até que suas capacidades para o planejamento de operações especiais chamam a atenção do Almirante Túlio Ferreira, o comandante máximo da Esquadra Latinoamericana na Esfera, a maior área em conflito que a humanidade encontrou em seu avanço pelos braços espirais da Via Láctea.
Transferido para a Esfera, onde os humanos e membros de diversas raças alienígenas são fustigados por naves-robôs, Peregrino enfrentará não apenas os seus próprios limites, mas as divisões internas dentro das Forças Armadas Integradas, marcadas pela indolência, carreirismo e intriga política.
É assim que se inicia o mais novo épico da ficção científica brasileira.
As aventuras de Jonas Peregrino, porém, já estão em andamento há algum tempo. A história “Descida no Maelström” (uma homenagem a Edgar Allan Poe) apareceu na antologiaFuturo Presente (2009), organizada por Nelson de Oliveira; e “Trunfo de Campanha” foi incluída na antologia Assembleia Estelar (2010), organizada por Marcello Simão Branco para o selo Pulsar a Devir. Mais noveletas com o herói deverão aparecer em antologias no futuro próximo, mas Glória Sombriaé a primeira aventura de Peregrino, cronologicamente falando.
Os livros d’As Lições do Matador no selo Pulsar contarão com uma imagem de Jonas Peregrino em traje de combate, produzida pelo renomado ilustrador de ficção científica Vagner Vargas, aparecendo em todas as quartas-capas, como uma espécie de distintivo da série. Vargas também vai assinar a capa de Glória Sombria.
O premiado escritor Nelson de Oliveira fez este elogio antecipado ao livro:
“Glória Sombria é o ótimo início de uma saga épica protagonizada por Jonas Peregrino, herói de perfil clássico (vale dizer: honrado e incorruptível), seguindo seu destino numa esfera de civilizações em expansão. O conflito com os tadais é intenso, mas não é o único. Outros, de natureza moral, cercam o matador-peregrino, pondo à prova sua inteligência e integridade. Enfim, um herói para tempos sombrios, com o qual os leitores gostarão de se identificar.” — Nelson de Oliveira.
Veja algumas reações positivas às primeiras aventuras de Jonas Peregrino:
“Um dos contos de Futuro Presente, o ‘Descida no Maelström’, de Roberto de Sousa Causo, com sua linguagem ora inovadora e difícil, proporciona ao leitor entrar em outra realidade, tão bem criada e tão detalhada, que os euro-russos, os robôs-tadai, os quadrúpedes esbeltos do Povo de Riv, os quase humanóides folsoranos, os encarapaçados mukbukmabaksai, e Peregrino, o protagonista, passam a ser personagens criadas pelo leitor, que acompanha vidrado as cenas de ação e aventura da história. Phlegethon passa a ser o seu quarto, caso o leitor aí esteja.”
—Sinvando Jr. “Realidades Alternativas”, no Rascunho: O Jornal de Literatura do Brasil , 6 de março de 2010.
“Na melhor história do livro, [‘Descida no Maelström’,] Causo narra uma vibrante aventura hardenvolvendo uma batalha espacial, numa óbvia homenagem ao texto clássico de Edgar Allan Poe. Astronautas de uma Terra que conquistou o espaço mas continua politicamente dividida, realizam missão de reconhecimento e combate a uma base dos tadais, uma agressiva e mais avançada tecnologicamente civilização extraterrena. A sequência final de salvamento do protagonista por seres alados de um planeta gasoso é puro sense of wonder.”
—Marcello Simão Branco. Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2009: Ficção Científica, Fantasia e Horror no Brasil, 24 de setembro de 2010.
“‘Descida no Maelström’, do escritor paulista Roberto Causo, é ... um bom conto — entre os melhores do autor e também desta coletânea. Insere-se bem em uma das mais antigas tradições da ficção científica, a da guerra interestelar, mas sem se aprisionar em clichês previsíveis — e sem imitar demais o mestre Edgar Allan Poe, cujo conto homônimo lhe serve de referência. O autor dá ao velho tema um toque brasileiro e humanista e trabalha com especulações sobre física, biologia e tecnologia de maneira coerente e interessante.”
—Antonio Luiz M. C. Costa. CartaCapital Online, 11 de setembro de 2009.
“‘Descida no Maelström’, de Roberto Causo, é um bom conto de FC hard, escrito à maneira clássica, sobre um velho soldado que talvez não tenha lugar num mundo de paz, ou num mundo onde a guerra toma outras direções.”
—Álvaro Domingues. Blog Homem Nerd, 17 de dezembro de 2009.
“Roberto de Sousa Causo apresenta o conto ‘Trunfo de Campanha’. Causo é um dos nomes mais importantes do cenário da FC nacional, e costuma utilizar muito bem o ambiente militar para compor suas histórias, e aqui não é diferente. O conto faz parte de uma série de aventuras com o personagem Jonas Peregrino, numa galáxia cada vez mais povoada e colonizada por humanos. A história não traz qualquer ação militar propriamente dita, mas o envolvimento de militares nas tentativas de políticos em dominarem o ambiente, após o aparente e inexplicável término de uma guerra contra uma raça alienígena. A história trabalha muito bem com a forma pela qual os políticos utilizam figuras públicas, famosas, para atingir seus objetivos.”
—Gilberto Schoereder. No portal Vimana: Portal de Fantasia e Ficção Científica, 11 de maio de 2011.
“‘Trunfo de Campanha”, de Roberto de Sousa Causo, traz de volta o personagem Jonas Peregrino ... em meio a uma intriga palaciana pelo controle de parte da galáxia.”
—Dorva Rezende. Plural – Notícias do Dia, 27 e 29 de agosto de 2011.
sábado, janeiro 15, 2011
sexta-feira, janeiro 14, 2011
Gêmeos estão bem
segunda-feira, janeiro 10, 2011
quarta-feira, dezembro 22, 2010
domingo, novembro 14, 2010
segunda-feira, novembro 09, 2009
Bastardos Inglórios - Inglourious Basterds

EUA, 2009 - 153 min
Direção e roteiro: Quentin Tarantino
Elenco: Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Eli Roth, Michael Fassbender, Diane Kruger, Daniel Brühl, Til Schweiger, Gedeon Burkhard, Jacky Ido, B.J. Novak, Omar Doom, August Diehl, Denis Menochet
Em uma espécie de história alternativa da França ocupada pela Alemanha na 2ª Grande Guerra, um grupo de soldados conhecido como Bastardos prepara um plano para destruir um cinema onde os nazistas exibirão um filme sobre um herói nacional. A idéia é trancar os líderes nazistas todos no recinto e tacar fogo sem perdão. Para isso contarão com a ajuda de uma mulher com sede de vingança e uma espiã.
O diretor Quentin Tarantino e seu colega indiano M. Night Shyamalan tem carreiras muito parecidas. Ambos despontaram nos anos 90 com um estilo de direção bem particular que não escondia o amor ao próprio cinema e, principalmente, buscando recursos próprios do teatro, com tomadas longas, com poucos cortes, deixando que os atores dominassem como fios condutores da cena.
Além disso, ambos adoram aparecer em seus filmes como atores. Algo que também pode ser visto como uma homenagem ao grande mestre Alfred Hitchcock, adepto da mesma prática, embora com muito menos tempo nas telas.
O problema é que Shyamalan vem entrando em decadência de crítica e público desde o polêmico Sinais em 2002, culminando com ridículo Fim dos Tempos. Tarantino por sua vez também andou ganhando umas vaias com seu Grindhouse de 2007, mas nada que realmente abalasse sua carreia.
Agora, enquanto Shyamalan começa a perder o crédito depois do ridículo Fim dos Tempos, Tarantino vai à direção oposta, em mais uma consagração com Bastardos Inglórios no qual volta ao tema principal de Kill Bill, a vingança. Embora se passe durante a 2ª Guerra Mundial, a trilha sonora e diversos enquadramentos e situações no filme remetem aos Westerns Spaguetti ou Bang Bang à Italiana como eram conhecidos no Brasil as produções de baixo orçamento nos anos 60 e 70 dirigidos por italianos e espanhóis normalmente em locais mais baratos da Europa. Tarantino volta então a homenagear seu grande ídolo, Sérgio Leone, responsável pela revolução nos westerns e em todo o cinema e considerado um dos grandes injustiçados de Hollywood (parte por causa do fracasso de seu filme mais caro Era uma vez na América, de 1984).
Este cinema de amor ao cinema torna Tarantino um dos diretores mais importantes da atualidade e o fato de trabalhar com orçamentos considerados baixos em Hollywood, não corre o risco de ser trucidado pelos produtores (exatamente o que aconteceu com Sérgio Leone). Assim, Bastardos Inglórios foi seu filme mais caro, custando U$ 70 milhões, mas já arrecadou mais de U$ 300 milhões no mundo inteiro.
Acostumado a lançar seus próprios astros como Steve Buscemi , Tim Roth, Harvey Keitel ou mesmo recolocar no estrelato nomes famosos como John Travolta e Uma Thurman, Tarantino ganhou uma força extra com o superastro Brad Pitt. Robert DeNiro e Bruce Willis, já haviam trabalhado com o diretor, mas Pitt é “O Cara” do momento. O resultado é uma das atuações mais propositadamente canastronas da história do cinema. Em determinado momento, seu personagem, o sanguinário tenente Aldo Raine precisa se fazer passar por italiano e não sabe falar praticamente nada em italiano. Pit então encarna uma mistura estranha e hilária de Don Corleone e John Wayne.
Mas quem rouba o filme é o austríaco Christoph Waltz no papel do vilão Hans Landa, uma espécie de Sherlock Holmes nazista que se beneficia do único defeito do filme: o excesso de cenas longas, o que dá a impressão de que Tarantino perdeu um pouco a noção de edição de suas cenas.
Sem cortes, em uma espécie de teatro filmado, Waltz ganha os melhores diálogos do filme e dificilmente será esquecido no próximo Oscar, já que seu personagem é tão ou mais odioso que o Coringa de O Cavaleiro das Trevas.
Calcado em um cinema honesto e muitas homenagens ao próprio cinema, Bastardos Inglórios peca também ao estereotipar demais os personagens. Se em Pulp Fiction ficamos temendo pelo destino de vários personagens, sejam eles heróis ou vilões, aqui o tom de farsa trunca a degustação de alguns momentos do filme, como a morte de personagens que acabam com um gosto de “tanto faz”.
O grande mérito do filme, porém, está em trazer ao público de hoje uma boa dose do que havia de melhor no antigo cinema europeu, seja no noir alemão, seja na nouvelle vague, escancarando não apenas a funcionalidade dessas escolas no mundo pop, como também deixa claro que elas já estão presentes ali há muito tempo através de influências que nem sempre foram assumidas. Afinal, essa coisa de copiar como homenagem ganhou força e reconhecimento com Tarantino, mas já houve quem dissesse que era mero plágio – que o digam George Lucas e Steven Spielberg nos anos 70 e 80...
Assim é o cinema de Tarantino, uma homenagem dinâmica ao cinema que consegue instigar cada vez mais os espectadores do acostumados com o pop a procurar saber mais sobre as fontes primárias da 7ª Arte e, quem sabe, entender que a linha que separa - ou talvez costure - estas duas fronteiras é muito mais fina do que tentam fazer crer alguns críticos...
terça-feira, novembro 03, 2009
Distrito 9

Direção: Neill Blomkamp
Roteiro: Terri Tatchell,Neill Blomkamp
Elenco: Sharlto Copley (Wikus Van De Merwe), Jason Cope (Grey Bradnam), Nathalie Boltt (Sarah Livingstone), Sylvaine Strike (Katrina McKenzie), John Sumner (Les Feldman)
Em um formato de semi-documentário, ficamos sabem que, em um futuro não muito distante, uma nave alienígena – provavelmente comprada na mesma loja que as naves de Independence Day e V – A Batalha Final – chega a Terra e, ao contrário da maioria dos alienígenas, esnoba Nova Iorque e Tóquio, indo parar justamente em Joanesburgo, capital da África do Sul. O que inicialmente era uma coisa legal, virou um tormento, porque se os aliens (que parecem camarões gigantes) não querem dominar a Terra, mas também não sábios cheios de grandes ensinamentos. Parece ser uma ralé pouco provida intelectualmente e sem muitas ambições. Como qualquer minoria, acaba ficando em uma favela (embaixo da nave) se transformando em um problema social.
O pior é que nem a tecnologia da nave dá para se transformar em uma fonte de renda, já que só funciona com os alienígenas, que trocam suas preciosidades por latas de comida de gato.
A solução final é transportar a cambada para outro local, pior do que já estavam, onde podem ser mais facilmente controlados. Para tornar tudo isso um ato legal, é necessário a assinatura dos moradores, os aliens no caso, e é aí que entra nosso “herói”, Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley impecável), uma perfeita mistura de Homer Simpson com Ned Flanders com sotaque holandês. O cara é um babaca esforçado que bota fogo em uma ninhada de ovos dos alienígenas e se diverte informando a audiência que os estouros de pipoca que estão escutando são bebês alienígenas sendo abortados. Sabe falar a língua dos camarões, entende um pouco da cultura deles, mas apesar de não ser exatamente mal, ignora as atrocidades que comete como qualquer funcionário público finge que não vê as roubalheiras do poder público.
Mas a vida é uma caixinha de surpresas e no contato com um dos poucos camarões realmente inteligentes, ele vai se defrontar com algo que vai obrigá-lo a mudar toda a sua perspectiva de vida.
Desenvolvido a partir de um curta-metragem do mesmo diretor, Distrito 9 custou aproximadamente 30 milhões de dólares e seria o filme mais lucrativo do ano, se 2009 também não fosse berço do interessante Atividade Paranormal que custou menos 30 mil dólares e também faturou alto este ano.
O filme é uma alegoria clara sobre xenofobia feita pelos maiores especialistas no assunto da atualidade: os sul-africanos. Muitos elementos presentes no Apartheid não apenas foram usadas no filme, como fizeram parte da estratégia de marketing do mesmo.
Apesar do começo lento e didático, a segunda parte de Distrito 9 é um filme de ação no melhor estilo block-buster, com tiroteios, explosões e efeitos especiais que parecem ter custado mais do que os 30 milhões anunciados, o que deve deixar o diretor Neill Blomkamp nas boas graças dos produtores de Hollywood por muito tempo. E nada acontece gratuitamente e a fragilidade do personagem principal nos faz esperar sempre pelo pior, o que torna o filme um suspense eletrizante para quem o assiste pela primeira vez.
Alguns clichês correntes na ficção científica e nos filmes de ação são empregados, quase sempre de maneira competente. Há alguns abusos feitos apenas para instigar ainda mais o suspense, mas que chegam a irritar um espectador mais exigente. Além disso, há um excesso de nojeira que pode afugentar estômagos mais sensíveis.
No terceiro ato, o filme acaba assumindo descaradamente a máscara de Block Buster, com tiroteios, atos heróicos, vingança e muitas exploções. Mas Distrito 9 consegue impressionar mesmo é quando entra no campo em que a ficção científica sabe fazer melhor: mostrar com uma clareza transparente a realidade humana através de metáforas. Os humanos do filme são de uma crueldade com os alienígenas que chegaria a ser inverossímil caso não fosse plagiada de nossa própria realidade.
Até a absurda presença do crime organizado (comandado por humanos) na favela nos assusta ao lembrar que isso realmente acontece perto de nós, em nossa cidade.
No final, Distrito 9 ainda deixa espaço aberto para uma continuação, derrubando qualquer suspeita de que a intenção não fosse fazer um filme hollywoodiano. Mas em comparação com outros sucessos do ano como Transformers 2 e Wolverine, Distrito 9 consegue ter mais ação, mais suspense e ainda por cima trazer conteúdo. Tomara que os Sul Africanos sejam tão competentes para fazer a Copa do Mundo de 2010, como se mostraram para realizar esse filme.
Os Substitutos
Direção: Jonathan Mostow
Roteiro: Michael Ferris e John Brancanato
Elenco: Bruce Willis, Radha Mitchell, Rosamund Pike, Boris Kodjoe, James Francis Ginty, Michael Cudlitz, James Cromwell e Ving Rhames.
Em um futuro não muito distante, 98% da população trocou o corpo de carne e osso por bonecos bonitos e indestrutíveis que vão trabalhar enquanto o “saco de carne” fica em casa deitado em uma cadeira de dentista, ou algo parecido. Este mundo perfeito não é tão perfeito para o detetive Tom Greer (Bruce Willis) que perdeu o filho em um acidente de carro e não consegue lidar com isso. Sua esposa Maggie (a bela Rosamund Pike) não morreu, mas ficou toda arrebentada. Ela usa então os robôs substitutos para fugir da realidade, adotando uma postura de comportamento igual a de personagens das novelas do Carlos Lombardi. O drama dos Greer vai de encontro a uma trama terrorista quando um cidadão parece ter descoberto uma maneira de usar o substituto para matar quem estiver conectado a ele através de um vírus de computador.
O policial começa a investigar os crimes com sua parceira igualmente embonecada (Radha Mitchell que não diz a que veio), mas só vai conseguir resolvê-lo depois que for suspenso, caso contrário, não seria um filme norte-americano, certo?
A trama também esbarra na existência de tribos de humanos que se recusam a usar a tecnologia dos robôs e, por isso, cria verdadeiras comunidades hippies. Será que são eles quem estão por trás dessa ameaça?
Baseada em uma Grafic Novel homônima lançada em 2005, com roteiro de Robert Venditti e desenhos de Brett Weldele, os Substitutos parece realmente seguir aquela lógica absurda de alguns quadrinhos onde vestir a cueca por cima da calça e sair para combater o crime pode parecer uma idéia inteligente e funcional. Quando adaptados para o cinema, normalmente os quadrinhos precisam fazer algumas adaptações para não cair no ridículo, é só lembrar a piada do colant amarelo de Wolverine no primeiro X-Men. Mas no caso de Os Substitutos, os roteiristas não se preocuparam em pensar o que os médicos do planeta Terra teriam a dizer sobre ficar em casa deitado o dia inteiro enquanto um robô faz tudo por você.
Estranhamente, o único cidadão que vai trabalhar todo dia sem o seu robô é também é obeso, enquanto outros parecem somente mais velhos e com menos maquiagem. Parece aquela propaganda da Coca-Cola onde um cara leva uma bronca do Charlie Brown JF por ser o único que não usa determinado assessório (nem lembro o que é). E ainda escuta: “Tem que ter atitude!”. Ou seja, do mesmo modo que neste comercial “ter atitude” vira “não discordar da maioria”, em Substitutos para ser magro bastar ficar dentro de casa deitado. Se você for trabalhar, sair do sedentarismo, vai acabar engordando.
Ainda no campo lógica de Quadrinhos, o filme diz que 98% da população mundial aderiu aos substitutos. Será que em 2054 a fome e a miséria tenha acabado no mundo e todo mundo tem dinheiro para comprar esse boneco? Ou novamente o planeta Terra se resume a cidade de Nova Iorque?
E por que a comunidade dos caras que não usam robôs tem que viver numa situação de absoluta pobreza? Tipo, eles não querem contato com os robôs, mas não vi nada impedindo os caras de irem trabalhar ou de tomar banho, ou ir a uma loja de roupas...
Finalmente, as motivações do vilão não fazem sentido algum e parece ser mais uma tentativa de fazer uma das famosas “reviravoltas” no roteiro. Afinal, quem ia esperar que o vilão fosse justamente... quem fosse (não vamos dar spoilers)
Mas nem tudo é idiota no filme. A grande estrela é a maquiagem digital que transforma o bom e velho Bruce Willis em um ator 30 anos mais jovem.
O filme também consegue levantar questões interessantes, como o paralelismo entre o que já acontece no nosso mundo virtual onde podemos usar o MSN, o Orkut, o Second Life e uma infinidade de programas para mudar a identidade. Assim, vemos no filme uma bela e jovem loura, de corpo escultural, revelar ser, na verdade um homem gordo e barbado.
A fuga para a realidade virtual chega a ter uma abordagem política, mas jamais se aprofunda; dando a impressão de que os produtores chegaram a temer que um filme um pouco mais inteligente pudesse afastar a platéia (vamos lembrar que os venerados Gataca e Blade Runner são fracassos estrondosos de bilheteria).
Ainda assim, as cenas de ação são competentes, mas com gostinho de Sessão da Tarde. Nada que lembre os malabarismos de Eu, Robô.
Uma pena, porque são idéias incrivelmente atuais em um filme que mostra que a tecnologia dos efeitos visuais pode dar conta do recado.
Enfim, Os Substitutos está longe de ser um filme chato e gera um entretenimento razoável a quem não for muito exigente com a trama, mas poderia ser bem melhor se os roteiristas demandassem um pouco mais de tempo construindo um pano de fundo mais verossímil. Em tempos onde se investe pesado em obras de Tolkien, J.K. Rowling, Stephanie Meyer e Neil Gailman, que prezam pela complexidade de seus mundos imaginários, era de se esperar um pouco mais de coragem das produções de ficção científica também.
sexta-feira, agosto 28, 2009
terça-feira, junho 02, 2009
Outlander – Guerreiro vs predador
Na Noruega no ano 700, uma nave espacial pilotada por Kainan (James Caviezel) cai entre os nórdicos do passado. Pra piorar, o astronauta também descobre que não foi o único sobrevivente. Um segundo passageiro, da raça Moorwen também emerge dos escombros. Um tipo de animal feroz e sanguinário, o Moorwen quer destruir todos os que considera inimigos ou saborosos. Assim, Kainan precisa unir-se aos vikings e unir sua tecnologia às armas dos guerreiros para enfrentar o monstro antes que ele destrua a todos.
Aos poucos, vamos entendendo a história verdadeira dos dois alienígenas. Apesar de ser um sanguinário comedor de gente, o monstro Moorwen não era simplesmente um monstro mal, mas uma criatura sobrevivente de um planeta dizimado pela raça de Kainan sem de maneira ecologicamente incorreta.
Ainda assim, a criatura vai aprender que, por mais que o protagonista esteja errado, jamais se deve devorar a família do herói em um filme de ação norte-americano.
Com uma idéia inusitada e até certo ponto original, Outlander consegue ser uma eficiente mistura de 13º Guerreiro com O Predador. Semelhança forçada ainda mais com o título nacional que o filme recebeu. O elenco traz pesos pesados como James Caviezel (o Jesus de A Paixão de Cristo), Ron Perlman (o Hellboy que fica mais feio ainda quando não está de máscara) e John Hurt (excelente ator que virou o velhinho da vez em Hollywood depois que Sean Connery se aposentou e Ian McKeley ficou muito caro).
Estranhamente o filme não foi levado muito a sério e foi lançado direto em dvd. A crítica não gostou. Realmente fica difícil entender por que Ron Perlman aceitou um papel onde entra mudo e sai calado. Até porque ele não fazia isso antes do sucesso de Hellboy. Mas o resultado final não é ruim, mas um filme, no mínimo, interessante. Quem gosta de ficção científica costuma dizer que até quando o filme é ruim, é bom. Mas Outlander dispensa esse “recurso” e não só cumpre muito bem sua função de entreter, como consegue fazer lembrar um tempo onde produções do gênero não precisavam ser trilogias ou ter três horas de duração para agradar. Há algo incrivelmente anos 80 no filme, principalmente na preocupação de contar apenas uma boa história sem a pretensão de querer fazer daquilo um marco do cinema.
A produção é feita pelo mesmo Barrie Osborne que também assina nada menos do que O Senhor dos Anéis. Mas, graças a Deus, o filme passa longe de tentar imitar os clichês da criação de Peter Jackson. Nada de longos travelings com pessoas andando ou cavalgando com paisagens deslumbrantes ao fundo. Nada de personagens que parecem ter toda uma história por trás, mas que ainda não foi contada. Outlander é um filme que conquista pela simplicidade (tá, a simplicidade irrita também em casos como a já citada falta de aproveitamento de Ron Perlman).
O monstro, apesar de ser feito em computação gráfica, aparece pouco até ser mostrado no final em toda a sua... monstruosidade? E a produção parece ter gasto boa parte do dinheiro no elenco, deixando o resto com um jeitão deliciosamente trash. Tudo isso conspira para que Outlander pareça ter saído de uma máquina do tempo, direto da época onde produções como O Feitiço de Áquila ou Krull podiam se dar ao luxo de fugir do pedantismo se apresentar honestamente como filmes de aventura.
Com o modismo de reviravoltas mirabolantes que vem tomando as produções hollywoodianas nos últimos tempos, é difícil explicar a alegria que tomou conta de mim quando comprovei que o Moorwen não era pai, mãe ou filho de Kainan, nem houve um flashback mostrando como Kainan se transformava no Moorwen quando o público não estava vendo, muito menos que os vinkings viviam em alguma dimensão paralela da Matrix. Só essa honestidade do filme já vale o dinheiro da locação. Coloca aí também a deliciosa ruiva Sophia Myles fazendo papel de guerreira/princesa com muita competência e temos um filme que vale a pena ser visto e até comprado em dvd.
Devoradores de mortos
Livro mostra a rotina dos vikings pelo ponto de vista de um árabe
Por Clinton Davisson
No século X, quando os árabes eram o povo mais evoluído do planeta, o diplomata Ibn Fadlan levava uma vida boa até se meter com a mulher de um xeique rico que era amigo do califa. Como castigo, ele é mandado em uma missão pelo mundo bárbaro: fazer contato com o rei dos búlgaros. Mas a vida é uma caixinha de surpresas e em uma bela manhã de sol, Ibn vai parar em um confronto entre vikings e uma misteriosa tribo do que parecem ser os últimos neandertais na Terra.
Tudo isso seria uma boa sinopse para uma história comum, mas estamos falando de um relato real ocorrido em 922 DC. Ao menos é o que tenta nos fazer acreditar o livro. O documento foi guardado e traduzido durante quase mil anos até que em 1976, o escritor Michael Crichton (falecido em novembro de 2008, vítima de câncer), um dos gênios mais oportunistas da cultura pop recente, teve a idéia de juntar os relatos e transforma-los em uma história cheia de ação e aventura. O resultado é um livro curto, detalhado e envolvente, com relatos incríveis sobre a cultura, o modo de vida, organização e até hábitos de higiene dos famosos guerreiros louros das regiões geladas da Europa.
Verdade ou mentira?
Ahmad ibn Fadlān ibn al-Abbās ibn Rašīd ibn Hammād realmente existiu e realmente visitou a Europa no século X. O encontro com o povo Rus (daí vem o nome Rússia) também é verídico. Mas quando o livro e o filme entram na história de Bewulf, vira ficção. Mas tudo em nome do entretenimento e boa parte da divertida narrativa é realmente baseada nos relatos de Fadlan. A cerimônia de funeral vinking é um bom exemplo. Além da famosa fogueira sob a água mostrada em diversos filmes e livros, há detalhes interessantes como escravas que se oferecem para morrer ao lado do corpo do guerreiro.
Os hábitos higiênicos (ou a ausência deles) merecem uma atenção especial do narrador. Acostumado aos banhos regulares e a veneração exagerada às mulheres típica da cultura muçulmana, Ibn inicialmente se surpreende e se revolta com o hábito das mulheres de mostrar seus rostos publicamente, mas depois acaba aderindo aos costumes locais ao desfrutar sexualmente das escravas. Como também os nórdicos não se lavavam mesmo depois de ir ao banheiro, o árabe confessa que teve que prender a respiração para transar com a escrava e suportar o mau cheiro.
Mas Devoradores de Mortos não é apenas um relato documental, o livro também conta com bons personagens como Buliwyf, o chefe dos guerreiros que mostra curiosidade em relação a figura e aos conhecimentos do estrangeiro que sabe “desenhar sons” ou seja, ler e escrever. A trama traz mistérios a serem desvendados: um estranho grupo de monstros, os devoradores de mortos do título, aterroriza um povoado. Eles moram no topo de um vulcão e nunca ninguém os viu de perto.
Para complicar a situação, Wigliff, o próprio filho do rei da tribo se torna uma ameaça, pois o temor em relação a Buliwyf tomar o trono para si é grande. O plano de Buliwyf para intimidar o príncipe é tão genial quanto absurdo: provocar uma briga entre o mais forte e jovem guerreiro local e o experiente Hyglak. O resultado do combate é surpreendente.
O filme
Embalado pelo sucesso de A Máscara do Zorro, o espanhol Antônio Banderas protagonizou em 1999 o filme O 13º Guerreiro, uma adaptação bem fiel ao livro de Crichton. Nem a crítica, nem o público se empolgaram dando um banho de água fria nas carreiras tanto do ator quanto o diretor John McTiernan que estava já em decadência. Ainda assim é uma produção cultuada nos dias de hoje e a renda de quase U$$ 90 milhões não é considerada um fracasso total.
O fato é que, para quem leu o livro “Devoradores de Mortos”, assistir ao “13º Guerreiro” é algo praticamente obrigatório. A recíproca também é verdadeira: se você gostou do filme e gosta de uma boa leitura, vá correndo comprar o livro.