quarta-feira, julho 24, 2019

Morre Rutger Hauer


Um dos ícones dos anos 80, ator holandês morreu no dia 19 de julho


Morre um dos ícones dos anos 80. O ator Rutger Hauer estava com 75 anos e morreu em sua casa na Holanda. Sua morte foi comunicada pela família e pelo empresário como causada por uma “breve doença” não especificada.
Rutger Hauer era holandês e fez vários filmes marcantes, embora nenhum verdadeiro campeão de bilheteria. Foi o vilão de Falcões da Noite (1981), excelente triller policial com Silvester Stallone e Billy De Willians. O Casal Osterman (1983), baseado no livro de Robert Ludlum. Conquista Sangrenta (1985), A Morte Pede Carona (1986) e os mais conhecidos no Brasil: Blade Runner (1982) e O Feitiço de Aquila (1985). Uma curiosidade é que o belo filme de Richard Donner, o mesmo feliz criador de Máquina Mortífera, Goonies e do primeiro Superman, foi um fracasso de bilheteria mundial. Entretanto, no Brasil, o filme é cultuado, graças a Sessão da Tarde. Não é difícil encontrar no Brasil mulheres chamadas Ethienne em função do personagem interpretado por Hauer.
Seu talento foi reconhecido com o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em filme para a tevê em 1987 pelo filme Fuga de Subibor.
Já na década de 90, Hauer continuou na ativa, mas sem papéis de destaque em filmes do primeiro escalão de Hollywood. Ainda assim, Hauer protagonizou um episódio marcante em 1993 quando se deu início à produção de Entrevista com o Vampiro, de Neil Jordan. Recheada de grandes astros da época como Tom Cruise, Brad Pitt e Antônio Banderas, a produção foi abalada por declarações de Anne Rice, autora do livro, que berrava aos quatro ventos que não concordava em ter Tom Cruise como o endiabrado vampiro Lestat.  Rice afirmava, para quem quisesse ouvir, que se inspirava na figura de Rutger Hauer para criar Lestat e ele é quem deveria viver o vampiro no cinema. Os produtores, infelizmente, não atenderam ao pedido da autora alegando que Hauer, na época com 49 anos, estaria velho demais para o papel.
No século XXI, o ator era figura presente como coadjuvante de luxo em filmes como Batman Begins e Sin City. Um sinal claro do reconhecimento do talento inegável deste ator.
Em 2007, o ator lançou sua autobiografia " All Those Moments: Stories of Heroes, Villains, Replicants, and Blade Runners". Em 2013 foi nomeado Cavaleiro da Ordem do Leão Neerlandês por serviços prestados à dramaturgia.
Ator e diretor, Rutger Hauer também era ambientalista, sendo um dos patrocinadores do Greenpeace e criador de uma ONG chamada Rutger Hauer Starfish Association, dedicada a esclarecer dúvidas e quebrar tabus sobre doenças sexualmente transmissíveis.
No clássico Blade Runner, ele interpreta Roy Batty, seu personagem mais emblemático. Um replicante, um androide que foge para procurar seu criador em busca da cura para uma doença chamada morte. Ele queria mais tempo de vida que os quatro anos padrão para os androides do filme.
Roy, assim como Rutger Hauer morreu em 2019. Suas últimas palavras foram improvisadas num monologo do ator e se tornou uma das cenas icônicas do cinema:

“Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portal de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer”.

Nenhum comentário: